Autoconfiança significa acreditar que você é capaz de fazer qualquer coisa e todo aquele que é candidato aos exames de admissão precisa ter, aliás, todos precisamos ser confiantes em nós mesmos, que nossos capazes e podemos fazer o que os outros conseguem fazer.

A autoconfiança em si não chega a ser um problema, entretanto, o excesso de autoconfiança sim, pode ser um grave problema.

O que acontece com a maioria dos candidatos é que acham-se confiantes demais em relação ao conhecimento de Química que têm, ou seja, alguns candidatos basta saberem resolver alguns exercícios dos exames anteriores pensam que já estão totalmente habilitados para fazer qualquer exame de química e muita das vezes isso não chega a ser verdade, o que acontece é que estas pessoas têm autoconfiança demais.

O grande problema de adquirir este tipo de autoconfiança, ou seja, achar que tem total domínio de química é que o candidato acaba se distraindo até daquilo que não sabe.

Portanto, em consequência deste excesso de autoconfiança o candidato acaba não aprofundando ou mesmo não estudando determinados conteúdos de química pois “esquece-se” que há aquilo que realmente precisa aprender. O ideal é ter uma autoconfiança limitada quando trata-se de dominar ou não a Química, como candidato você precisa estar sempre preocupado em aprender cada vez mais coisas, pois quanto mais conhecimento de química você tiver mais chances você tem que obter resultados melhores nos exames de admissão.

Todo aquele que se candidata aos exames de admissão precisa estar ciente que não está sozinho nesta “luta”, ou seja, da mesma forma que você estuda química e se sente confiante há outros que estudam para valer, isto é, mais que aquilo que você estudou e ainda assim algo lhes diz que têm que estudar ainda mais e isso significa que estas pessoas estarão mais confiantes no dia do exame porque de facto estudaram para valer.

Portanto, é esta autoconfiança que o candidato deve buscar, a autoconfiança aliada a certeza de que de facto aprendeu e possui conhecimento, aliás ter adquirido efectivamente o conhecimento de química depois de muito esforço é o que deve nos dar confiança.

Assim sendo, saber resolver muitos exercícios de química de exames anteriores pode até te dar um certo conforto mas não deixe que isso que te engane, você precisa saber o que realmente sabe e acima de tudo aquilo que precisa aprender e cuidado com este excesso de confiança em si gerada meramente pelo facto de saberes resolver determinados exercícios de química.



Por: Miguel Pascoal

Graduando em Química