A aprendizagem é um processo complexo e para a sua efectivação é necessário seguir uma serie de etapas para finalmente aprender. É certo que existem diferenças no modo como as pessoas aprendem, pois há àquelas com mais facilidade para aprender e outras que têm um certo grau de dificuldade na aprendizagem.

Para qualquer um dos casos, uma coisa é certa, para aprender é preciso começar sempre por aquilo que é mais simples (conteúdos mais simples), isso mesmo, começar com o básico e ir aprendendo até chegar aos conteúdos relativamente complexos.

Na Química, a aprendizagem também ocorre da mesma maneira. Para puder entender os conteúdos mais avançados (complexos) é preciso primeiro ter um mínimo de domínio ou então noções básicas acerca dos conteúdos mais simples. Muita das vezes os conteúdos mais simples são a chave para o entendimento de matérias mais evoluídas.

O que acontece com a maioria dos candidatos que pretendem fazer exames de admissão de química é simplesmente ignorar as coisas mais simples e querer estudar os conteúdos mais avançados, porém, há que entender uma coisa, as coisas não funcionam assim, tudo tem regras e estas devem ser seguidas.

Quando você tenta estudar começando com os conteúdos mais avançados sem quaisquer bases, tudo vai parecer difícil porque você não está habilitado para isso, portanto, é preciso mesmo começar com as coisas básicas.

Geralmente, na Química os conceitos fundamentais são conceitos que os usaremos em praticamente qualquer área da Química, você usará sempre os termos substância, átomo, molécula, símbolo químico, mistura, matéria e uma série de outros termos e que são importantes para o entendimento de determinados conteúdos.

Este entendimento dos conceitos mais simples é muito importante para todo aquele que vai fazer o exame de admissão de química. Muitos acabam errando questões simplesmente porque não têm domínio de coneitos tão básicos da química e todo o candidato sabe ou devia saber que errar uma única questão no exame de admissão pode significar a não admissão à universidade. Imagine que um candidato teve como nota 14,6 e você 14,5 esta aparente pequena diferença pode ser muito mas muito grande mesmo num concurso como esse (exame de admissão) por isso esteja atento!

É importante ter uma noção básica acerca dos conceitos mais simples da química para não se arrepender mais tarde.

A seguir pretendemos mostrar algumas questões bem simples que foram avaliadas nos exames de admissão anteriores nas várias instituições de ensino superior que exigiam conhecimentos bem básicos de química. O objectivo de fazermos isso é para mostrarmos o quão é importante dominar as coisas simples mas acima de tudo quebrar a ideia de que nos exames de admissão só avalia-se “coisas” difíceis.

Observe:

(UEM 2015) São dadas as seguintes características de um sistema:

I. É formado por um tipo de átomos

II. Apresenta pontos de fusão e de ebulição constantes

III. É unifásico, incolor e inodoro

IV. Resiste a processos físicos de fraccionamento

São critérios que definem uma substância pura:

A. I e II                  B.  II e IV         C. I, II e IV 

D. II, III e IV               E. I e IV

O que você deve saber para responder ?

Você precisa simplesmente ter o conhecimento acerca da classificação da matéria (substâncias e misturas) e saber o que é uma substância pura ou que características possui uma substância pura, simplesmente isso.

Veja que trata-se de uma questão bem simples que apenas requer o conhecimento bem básico de química. Neste caso a resposta seria alternativa: B.

Vejamos mais um exemplo:

(ISCISA 2018) Indique a alternativa FALSA:

A . A água, o açúcar e o sal (dissolvidos) constituem um sistema monofásico.

B . Uma amostra que apresenta ponto de fusão constante, corresponde a uma substância pura;

C . O ozonio é uma substância simples do elemento oxigénio;

D . O granito constitui um sistema heterogéneo, pois apresenta três fases.

E. A água mineral filtrada (sem gás) é uma mistura homogénea.

O que você deve saber para responder ?

Este também é um exercício bem simples que requer apenas o conhecimento de conceitos básicos de química. Neste caso além de conhecer as características de uma substância pura, você deve saber que a matéria classifica-se em substâncias e misturas e no caso das misturas além das misturas homogéneas e heterogéneas, existem misturas especiais e que às vezes comportam-se como se fossem substâncias puras, são as chamadas misturas eutéticas (a fusão/solidificação ocorre à temperatura constante) e as misturas azeotrópicas (a ebulição/condensação ocorre à temperatura constante).

E neste caso a alternatica correcta é B.

(UP 2017) É característica de substâncias puras:

A. Estar no estado sólido à temperatura ambiente;

B. Não apresentar cheiro e ser límpida e transparente;

C. Ter densidade sempre constante, independente do seu estado físico

D. Apresentar ponto de ebulição e fusão constantes

O que você deve saber para responder ?

Neste caso basta simplesmente ter o conhecimento acerca da classificação da matéria (substâncias e misturas) e saber o que é uma substância pura ou que características possui uma substância pura, simplesmente isso.

A resposta é: D.

Com estes exemplos deu para perceber o quão é importante saber o básico. Portanto, para uma melhor preparação procure estudar os conceitos introdutórios da química, você não perde nada por isso e pode vir a te ser útil.

Lembre-se que uma questão certa a mais pode fazer toda a diferença!

 



Por: Miguel Pascoal

Graduando em Química